sexta-feira, 3 de julho de 2015

Fisioterapia Oncológica: conheça a importância da fisioterapia para o tratamento oncológico

   A Fisioterapia em Oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento de câncer.
   A dor é uma das queixas mais frequentes do paciente, apontando a importância da fisioterapia em todas as etapas da doença. As diversas técnicas para analgesia são um ponto forte dessa atividade que é paramédica.
   A assistência do fisioterapeuta oncológico tem início no pré-operatório, visando ao preparo para esse procedimento e a redução de complicações. Durante o período de internação, o enfoque é global, prevenindo, minimizando e tratando complicações respiratórias, motoras e circulatórias. 
   Como a cirurgia de câncer não remove apenas o tumor, mas também os tecidos sadios adjacentes (visando a erradicar a permanência da doença residual, macro ou microscópica) a medida acarreta alterações sensitivas, motoras, vasculares e respiratórias, dependendo da região afetada.
   O especialista deve estar apto a desenvolver suas atividades com pessoas de todas as idades e situações (incluindo os casos em que a doença é irreversível), adaptando os programas fisioterapêuticos a cada contexto. Deve ainda saber lidar com as sequelas próprias do tratamento oncológico, atuando de forma preventiva para  minimizá-las.
   As indicações para assistência fisioterapêutica são determinadas de acordo com as disfunções causadas pelo tumor no paciente e pelos tipos de tratamento adotados.

   A radioterapia, tratamento adotado com exclusividade ou complementar a outros, pode acarretar fibrose (levando à restrição de movimento), edemas e disfunções ventilatórias, entre outras. Além disso, diversos tipos de quimioterápicos podem causar neuropatias periféricas, fibrose pulmonar e miocardiopatias e o uso prolongado de corticoides resultar em quadros de miopatia e osteoporose, e aí a fisioterapia também é benéfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário