quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Conheça os sintomas mais comuns de câncer


Observar alguns sinais e sintomas mais comuns do câncer pode ser de grande valia para a saúde de uma pessoa, uma vez que, na maioria dos casos, o diagnóstico precoce viabiliza a cura de inúmeras formas dessa doença.
Cabe entender que apresentar um ou mais alterações não deve ser precocemente interpretada como a presença de um quadro oncológico. Isso porque os mesmos sinais e sintomas podem ter muitas outras causas possíveis. Dessa maneira, somente o médico, auxiliado pelos exames, que por ele poderão ser prescritos, estará apto a avaliar a saúde de um paciente.
Caso as alterações que listamos a seguir se agravem ou perdurem por um tempo considerável, é necessário consultar um médico o quanto antes e iniciar o tratamento adequado. O hábito de realizar exames de rotina também é largamente recomendado para identificar e retardar o avanço de muitas doenças.

  de testículo. Dor de cabeça persistente ou que não apresenta melhora após tratamento pode ser sintoma de tumor cerebral. Dor nas costas pode ser um sintoma de câncer colorretal ou de ovário. Na maioria das vezes, a dor decorrente do câncer significa que a doença já se disseminou.


Perda de peso sem explicação aparente - A maioria das pessoas com câncer perde peso em algum momento. Uma inexplicável perda de 10 quilos ou mais pode ser o primeiro sinal de câncer. Ocorre, normalmente, quando a doença se manifesta no pâncreas, estômago, esôfago ou  no pulmão.

Febre – Quase todos os pacientes oncológicos terão febre em algum momento, principalmente se a doença ou o tratamento afetam o sistema imunológico. É mais comum durante a fase de disseminação e, em menor frequência, representam um sinal precoce (como nos casos de uma leucemia ou linfoma).

Fadiga - A fadiga é um cansaço extremo que não melhora com o repouso. Ela pode ser um sintoma importante quando o câncer está se desenvolvendo, como a leucemia. Alguns tipos de câncer de cólon ou de estômago podem causar perda de sangue sem razão aparente, o que também provoca fadiga.

Dor - A dor pode ser um sintoma precoce de alguns tipos de câncer, como tumor ósseo ou

Alterações na Pele - O câncer de pele e alguns outros tipos de câncer podem causar alterações na pele, como hiperpigmentação (escurecimento da pele), icterícia (coloração amarelada dos tecidos e das secreções orgânicas), eritema (vermelhidão da pele) ou prurido (sensação incômoda na pele ou mucosas que leva  à coceira).

Outros sinais e sintomas que também merecem atenção:

Mudança nos hábitos intestinais ou da função da bexiga – Constipação (prisão de ventre) por um longo período, diarreia ou alteração nas fezes podem ser sinais de câncer colorretal. Alterações na função da bexiga (como maior ou menor necessidade de urinar, se comparado ao habitual, ou dor) e presença de sangue na urina podem estar relacionadas aos cânceres de bexiga ou de próstata. Não ignore qualquer alteração na bexiga ou na função intestinal e procure um médico o quanto antes.

Ferida que não cicatriza - Os cânceres de pele podem sangrar e são similares às feridas que não cicatrizam. Uma ferida de longa data na boca pode ser alerta de  um câncer nessa cavidade e deve ser tratado imediatamente, especialmente em pessoas que fumam, mastigam tabaco ou que ingerem álcool com frequência. Feridas no pênis ou na vagina podem ser sinais de infecção ou de um câncer em estágio inicial e devem ser examinadas por um médico.

Manchas brancas na área interna da boca ou língua - Podem ser leucoplasia, uma área pré-cancerígena causada por irritação frequente, muitas vezes decorrente do uso do tabaco. Se não for tratada, a leucoplasia pode se tornar um câncer de boca. Pessoas que fumam cachimbos ou mastigam tabaco têm alto risco para leucoplasia.  Quaisquer alterações na boca de longa data devem ser imediatamente examinadas por um médico ou dentista.

Hemorragia – Pode acontecer no câncer inicial ou avançado. Tosse com sangue no escarro pode ser um sinal de câncer de pulmão. Sangue nas fezes pode ser um sinal de câncer colorretal. O câncer de colo do útero ou de endométrio pode causar um sangramento vaginal considerável. Sangue na urina pode ser um sinal de câncer de bexiga ou câncer de rim. Uma secreção sanguinolenta do mamilo pode ser um sinal de câncer de mama. 

Espessamento ou nódulo na pele - Muitos tipos de câncer (principalmente na mama, testículos, gânglios linfáticos e tecidos de partes moles) podem ser sentidos através da pele. Um nódulo ou espessamento pode ser um sinal precoce ou tardio do câncer e deve ser relatado ao médico imediatamente após perceber sua presença ou crescimento. Alguns cânceres de mama se manifestam com apresentação de pele avermelhada ou grossa.

Indigestão ou dificuldade para engolir - Problemas de indigestão ou deglutição persistentes podem ser sinais de câncer do esôfago, estômago ou faringe. Mas, como a maioria dos sintomas apresentados aqui, eles são mais frequentemente causados por outras patologias.

Alterações em pinta ou qualquer mudança na pele - Qualquer verruga, mancha ou sarda que altere de cor, tamanho ou forma ou que mude suas bordas deve ser imediatamente examinada por um médico. Uma alteração na pele pode ser um melanoma que, quando diagnosticado no início, pode ser tratado com sucesso.

Tosse persistente ou rouquidão - Tosse persistente pode ser um sinal de câncer de pulmão. Rouquidão pode ser um sinal de câncer de laringe ou câncer de tireoide.

Outros sintomas
Existem muitos outros. Ao notar quaisquer alterações importantes no funcionamento do seu organismo, consulte imediatamente um médico.

 FONTE: ONCOGUIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário