terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Câncer de Olho


O câncer ocular é uma doença rara e de prognóstico desfavorável quando diagnosticado em fases avançadas. Geralmente, se origina a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do olho.

Em adultos, a maioria dos tumores oculares são secundários ou metastáticos, ou seja, se originam em outras partes do corpo, como pulmão, mama, rim, próstata, e se disseminam pelo organismo através da corrente sanguínea e sistema linfático até as estruturas do olho.

Os dois principais tipos de câncer de olho são:

Melanoma Intraocular

O melanoma intraocular é o tipo mais comum de câncer que se desenvolve dentro do globo ocular em adultos, mas ainda é bastante raro. Os melanomas de pele são muito mais comuns do que os tumores oculares.

Os melanomas se desenvolvem a partir do pigmento produzido pelos melanócitos. Quando o melanoma se desenvolve no globo ocular, geralmente ocorre na úvea, razão pela qual estes tumores são também denominados melanoma uveal. Cerca de 90% dos tumores oculares se desenvolvem na coróide. As células da coróide produzem o mesmo tipo de pigmento dos melanócitos na pele, de modo que não é surpreendente que estas células formem, ocasionalmente, os melanomas.

Quase todos os melanomas intraoculares restantes começam na íris. Estes são os mais fáceis para o paciente e o médico perceberem, porque geralmente começam em um ponto pigmentado na íris, que está presente há muitos anos e que de repente começa a crescer. Esses melanomas geralmente têm um desenvolvimento bastante lento, e raramente se espalham para outras partes do corpo. Por estas razões, os pacientes com melanomas de íris geralmente têm um bom prognóstico.

Os melanomas intraoculares são compostos de dois tipos de células:

Células fusiformes - células longas e finas.
Células epitelióides - células arredondadas, mas com algumas arestas retas.

A maioria dos tumores é composta pelos dois tipos de células. O prognóstico é melhor se os tumores têm predominância de células fusiformes. Os tumores epitelióides são mais propensos a se disseminarem para outros órgãos, como o fígado.

Linfoma Intraocular

O linfoma é um tipo de câncer que se inicia nas células do sistema imunológico denominadas linfócitos. Os linfomas também podem originar-se em órgãos internos como estômago, pulmão e raramente nos olhos.

Existem dois tipos principais de linfoma: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin. 

O linfoma intraocular é sempre um linfoma não Hodgkin. 

A maioria das pessoas com linfoma intraocular é idosa ou têm problemas no sistema imunológico, como a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). 

O linfoma intraocular é frequentemente observado juntamente com o  linfoma do cérebro, conhecido como linfoma primário de sistema nervoso central.

Cânceres Orbitais e de Anexos

Os tumores orbitais e de anexos se desenvolvem a partir de tecidos como músculos, nervos e pele ao redor do globo ocular e são como os seus homólogos de outras partes do corpo.

Para maiores informações, recomenda-se sempre procurar o médico especialista.



Fonte: OncoGuia e OncoMed BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário