sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Câncer de Mama em Homens – Tipos e Diagnóstico

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos. 

O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. Muitas pessoas não percebem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.

 
Os principais tipos de câncer de mama são:

Carcinoma
O carcinoma é um tipo de câncer que se inicia nas células epiteliais da mama. Quase todos os cânceres de mama são carcinomas. Os carcinomas podem ser ductais ou lobulares.

Adenocarcinoma
O adenocarcinoma é um tipo de carcinoma que começa no tecido glandular (ductos e lobos).

Carcinoma In Situ
O carcinoma in situ é considerado uma fase inicial da doença, quando está confinado à camada de células onde se originou. No câncer de mama, in situ significa que as células anormais estão confinadas aos ductos (carcinoma ductal in situ ou CDIS). O carcinoma ductal in situ da mama é, às vezes, denominado como câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo, no entanto pode tornar-se invasivo, se não for tratado. Quando as células cancerígenas estão confinadas aos lobos é denominado carcinoma lobular in situ. O carcinoma lobular in situ raramente é diagnosticado em homens.

Carcinoma Invasivo
O carcinoma invasivo é um tumor que se desenvolveu além da camada de células onde se originou. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas invasivos, carcinomas ductais invasivos ou carcinomas lobulares invasivos.

Sarcoma
Os sarcomas são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como tecido muscular, tecido adiposo ou vasos sanguíneos. Os sarcomas de mama são raros.


Diagnóstico:
Quando um homem nota um nódulo ou crescimento da mama, é recomendado procurar um médico. Como ocorre nas mulheres, além do exame físico, mamografia e eventualmente ultrassonografia de mama complementarão o diagnóstico.

A mamografia pode identificar um nódulo ou microcalcificações suspeitas, embora estas sejam mais raras nos tumores em homens do que nas mulheres.

O diagnóstico do câncer de mama somente pode ser firmado através de uma biópsia ou cirurgia, tanto nos homens como nas mulheres. A peça é avaliada pelo patologista que, com base no aspecto do tumor ao microscópio (além de análise por uma técnica denominada imunohistoquímica), consegue detectar que se trata de um câncer de mama. 

A biópsia pode ser feita com agulha grossa (chamada de core-biopsy) ou com biópsia por sucção (mamotomia).


Fonte:OncoGuia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário