sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Doações de sangue caem até 30% nas férias; saiba como doar

O período de férias é complicado para os hemocentros. É justamente nesta época que a doação de sangue se faz mais necessária, já que acontecem mais acidentes,  e que os estoques enfrentam as maiores baixas. Como muitas pessoas viajam, o número de bolsas de sangue tende a cair até 30%. 



Uma série de campanhas incentiva as pessoas a doarem sangue nesse período. O procedimento é simples, mas requer boas condições de saúde. Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Além disso, veja outros requisitos e saiba se você está apto para doar sangue: 

- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas vinte e quatro horas;
- Estar bem alimentado;
- Apresentar documento original com foto;

Impedimentos temporários:
- Não ter tido um resfriado por pelo menos sete dias antes da doação;
- Não estar grávida, aguardar 90 dias após o parto normal ou 180 dias do parto cesária, o parto não ter ocorrido há menos de 12 meses e não estar amamentando;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
- Se houver a possibilidade de ter contraído uma doença sexualmente transmissível, deve-se esperar pelo menos 12 meses;

Evidências de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de chagas são fatores que impossibilitam as pessoas a doarem sangue permanentemente. É preciso ainda dar um intervalo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.


Fonte: Yahoo Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário