terça-feira, 31 de março de 2015

31 de março - Dia Nacional da Saúde e Nutrição


Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data esta importante para refletir como são feitas nossas escolhas quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.
Segundo pesquisas, a alimentação pode possuir um papel importante no desenvolvimento da doença. Bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável podem reduzir em até 40% a chance de ter câncer.
Alimentos orgânicos, sem adição de agrotóxicos, também cumprem um papel importante na prevenção.
Um estudo mostrou que a ingestão de carne processada, por exemplo, foi associada ao câncer de bexiga. Um outro estudo mostrou, também, que dietas com baixo teor de gorduras saturadas e sacarose poderiam reduzir vários tipos de tumor.
Conheça os alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer:
Uva: Rica em resveratrol, um antioxidante que possui efeito antiinflamatório, quimiopreventivo e antiangiogênese. Inibe o crescimento de vários tipos de tumor.
Gengibre: O gingerol presente neste alimento possui efeito protetor contra o câncer de mama e próstata.
Brócolis, couve e couve flor: São ricas em sulforanos e Indol 3-carbinol. O primeiro possui efeito antioxidante relevante na prevenção do câncer. Já o segundo, além do seu efeito antioxidante,  diminui a circulação de estrógeno na corrente sanguínea impedindo o surgimento de tumores dependentes deste hormônio.
Açafrão da terra: Rico em curcumina que é o pigmento amarelo característico dessa especiaria. Possui efeito anticancerígeno, ele ajuda na prevenção de alguns tipos de tumores. É válido lembrar que a adição da pimenta preta junto ao açafrão potencializa o efeito antioxidante do mesmo.
AçaíRico em antocianinas, que faz parte do grupo dos flavanóides. Este alimento  reduz  o risco de alguns tumores de mama.
É importante destacar que, apesar desses alimentos ajudarem a evitar o desenvolvimento da doença, é preciso procurar um nutricionista e ter acompanhamento médico. É importante pedir que os pacientes procurem seu nutricionista para verificar a viabilidade destes alimentos, bem como a suplementação de antioxidantes junto ao tratamento quimioterápico, pois dependendo da droga que esteja sendo usada, estes podem acabar prejudicando o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário