sábado, 13 de dezembro de 2014

Oito alimentos que podem causar câncer

Diversas pesquisas indicam que a alimentação está mais que relacionada com as doenças e patologias que sofremos diariamente.
No caso do câncer, foi comprovado que seguir uma dieta desequilibrada e repleta de química, favorece muito sua aparição. Determinados alimentos que consumimos em nosso dia a dia sem nos darmos conta, aumentam substancialmente a possibilidade de sofrermos algum tipo de câncer que provoca a morte de milhares de pessoas anualmente em todo o mundo.

Alimentos que podem causar ou agravar o câncer

Transgênicos: os organismos geneticamente modificados (GMO, em sua sigla em inglês), mais conhecidos como “transgênicos” provocam muitas doenças em nosso organismo, entre elas, a mais frequente é o câncer. Os produtos químicos que são usados para seu cultivo causam tumores. O problema é que os transgênicos estão dissimulados em todas as partes. Na maioria dos alimentos de soja, milho ou canola (e derivados), sobretudo. Se for possível, você deve evitá-los. Ao mesmo tempo, você pode optar por uma alimentação orgânica certificada e comprovada, isto é, que não utilizam biotecnologia para cultivá-los.

Carnes processadas: todos os produtos com carne, como, por exemplo, os embutidos, toucinho, salsichas, mortadelas etc., têm conservantes químicos para que pareçam mais frescos e atrativos, mas por trás disso guardam substâncias cancerígenas. O nitrito e o nitrato de sócio estão relacionados com o aumento significativo dos riscos de se desenvolver o câncer, sobretudo o de cólon.

Pipocas de microondas: as pipocas são fáceis de preparar, no entanto, a combinação dos ingredientes com as radiações do aparelho está relacionada com o câncer e a infertilidade. Ao mesmo tempo, nestas pipocas é usado o diacetilo, um composto que lhe dá sabor de manteiga (artificial), vinculado a doenças pulmonares graves. Como se fosse pouco, vários dos ingredientes usados podem conter materiais modificados geneticamente. Se você deseja desfrutar deste alimento, melhor comprar o milho e fazer você mesma em uma panela fechada e um pouco de óleo.

Refrigerantes comuns ou “diet”: Os refrigerantes podem provocar câncer, porque contêm não apenas grandes quantidades de açúcar (os que não são light), mas também produtos químicos, colorantes e aditivos. Essas bebidas “acidificam” o corpo e alimentam as células cancerosas. No caso das opções com baixas calorias, são ainda mais perigosas, já que contam com aspartamo, um edulcorante artificial que trás como consequência várias doenças, entre elas, o câncer e defeitos congênitos. Prefira sempre os sucos naturais e no melhor dos casos, água.

Farinha refinada: é a de cor branca, um ingrediente comum em muitos alimentos processados. O excesso de hidratos de carbono é o que preocupa. O consumo regular desses está relacionado ao aumento de 220% dos casos de câncer de mama nas mulheres. Ao mesmo tempo, ao alto teor de índice glicêmico, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, algo que alimenta o crescimento de células cancerosas. Opte por cereais integrais (os de cor amarela ou marrom).

Açúcar refinado: o mesmo que ocorre com a farinha, o açúcar de cor branca tende a aumentar a insulina e as células cancerígenas no corpo. Tenha cuidado com os alimentos ricos em frutose, como é o caso do xarope de milho (presente em muitos produtos que compramos no mercado) que são bastante perigosos para o organismo. Evite biscoitos recheados, os bolos de confeitaria, tortas, molhos industrializados, cereais e bebidas que contenham a substância.

Óleos hidrogenados: são usados para poder conservar os alimentos processados, para que se mantenham “estáveis”. Mas em contrapartida, alteram a estrutura e a flexibilidade das membranas celulares de nosso corpo. As gorduras trans estão em uma grande quantidade de alimentos que compramos e consumimos diariamente. Ainda que muitos fabricantes estejam substituindo seu uso por alternativas mais seguras, como é o óleo de palma (ou dendê), ainda resta um grande caminho a percorrer. Como conselho, não consuma produtos cuja informação nutricional indica que têm gorduras trans.

Frutas e vegetais de produção industrial: o problema não está no alimento em si, mas na maneira como são cultivadas antes de sair para mercado. 98% das frutas e verduras estão contaminadas com pesticidas, substâncias que provocam câncer. Em primeiro lugar do ranking estão as maçãs, seguidas pelas uvas, os morangos, coentro e as batatas. Os produtos que usados nos cultivos para evitar as pragas e doenças, justamente, adoecem as pessoas que os consomem. Para evitar, escolha produtos orgânicos ou certificados como “livres de pesticidas”.

Fonte:  Melhor com saúde 



Nenhum comentário:

Postar um comentário