segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dia Mundial do Enfermeiro



"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!"
                                      Florence Nightingale




No dia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.


De onde vem o nome Enfermeiro



 A palavra Enfermeiro(a) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.

Origem da Profissão

Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência. Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.

A evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como "uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".

A Enfermagem e o Tratamento Oncológico


A enfermagem é a arte de cuidar de pessoas, com conhecimento técnico-científico, seriedade, compromisso e ética.
O câncer é uma doença crônica com efeitos físicos e emocionais. O trabalho da enfermagem é muito importante dentro da equipe multiprofissional de saúde, não se aplicando somente aos cuidados da doença em si, mas também dos anseios e medos dos pacientes, de seus cuidadores e familiares. 
Como o enfermeiro é o profissional que passa o maior tempo em contato direto com o paciente oncológico, é ele o responsável pelo tratamento e orientação, oferecendo suporte, sanando dúvidas e servindo de ponte entre o paciente e seu médico assistente durante o tempo de seu tratamento.
É fundamental salientar que um paciente bem informado e orientado costuma aderir melhor ao tratamento, aumentando, assim, as chances de sucesso. 
Neste aspecto, o enfermeiro desempenha um papel fundamental no encorajamento dos pacientes, enfatizando a importância da manutenção de suas atividades diárias e cotidianas, oferecendo conforto, trabalhando a autoestima e o autocuidado, e fornecendo orientações de cuidados específicos no ambiente familiar.
Nós, enfermeiros da Clínica OncoHemato, temos como compromisso diário estabelecer uma relação de acolhimento e confiança com os nossos pacientes, respeitando a dignidade e os direitos de cada um. Estamos sempre atentos ao bem-estar de nossos pacientes e de seus familiares; nosso objetivo é promover uma melhor qualidade de vida a todos eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário